sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Lipídios: tipos e funções no corpo humano.


Hoje vamos falar sobre as funções exercidas pelos diferentes tipos de lipídios em nosso corpo.Para que fique mais didático,primeiramente vamos descrever os lipídios contidos nos alimentos e depois falaremos de suas distribuições e de suas funções no corpo.

Os lipídios que estão presentes nos alimentos são : colesterol,gorduras saturadas, óleos monoinsaturados , poliinsaturados e trans. Vamos falar um pouco de cada um deles.

O tão  temido colesterol é um esterol  de origem animal.O colesterol encontrado nos alimentos não deve ser classificado como LDL ou HDL pois esta nomenclatura está relacionada com as lipoproteínas que transportam o colesterol pelo corpo e não com o colesterol contido nos alimentos.Carnes ,ovos ,leite e laticínios possuem colesterol em sua composição.

A gordura saturada é um triglicerídeo basicamente de origem animal . Pelo fato de não possui duplas ligações entre os carbonos ,a gordura saturada é mais estável que as insaturadas, resistindo mais à oxidação no ambiente.Encontramos a gordura saturada em carnes,ovos e laticínios mas tamém  no óleo de coco e no óleo de palma ( origem vegetal).

Os óleos mono e poliinsaturados estão presentes em alimentos de origem vegetal .As principais fontes são óleo de canola,milho,soja,oliva e de linhaça  e oleaginosas.

Os ácidos graxos  trans são  ácidos graxos mono ou poliinsaturados que foram modificados químicamente com a adição de hidrogênios em suas estruturas de carbono.A indústria alimentícia faz uso desse artifício para garantir que o alimento não seja facilmente oxidado com o objetivo de aumentar sua vida útil e para alterar a textura do produto,tornando-o mais atrativo comercialmente. Bolos,biscoitos,macarrão instantâneo,sorvetes,pratos congelados ,margarinas são alguns  exemplos entre tantos outros  que existem no mercado atualmente.

Agora vamos  entender como  esses lipídios  se comportam no corpo.Primeiramente ,todos passam por um processo fisiológico chamado digestão.

A digestão dos lipídios começa na boca ,sob ação da  enzima lipase lingual .No estômago a enzima lipase gástrica hidrolisa uma pequena quantidade de gordura e finalmente,no intestino delgado os lipídios são emulsificados pela bile e posteriormente  quebrados em ácidos graxos e glicerol pela lipase pancreática, estando prontos para serem absorvidos.Uma pequena parte dos lipídios fica presa em fibras contidas nos alimentos  e é eliminada pelas fezes.

Agora que os lipídios chegaram ao  corpo ,vamos entender quais as funções deles no organismo...e não são poucas !!

-Isolante térmico:os lipídios ,sob forma de triglicerídeos ,são estocados nas células de gordura .Estas células,chamadas adipócitos formam a hipoderme,tecido subcutâneo que ajuda a manter a temperatura do corpo estável (homeotermia).

-Reserva energética:os triglicerídeos são a forma de estocagem energética mais rentável para o corpo Um grama de lipídio possui 9 Kcal .Os adipócitos são reponsáveis por armazenar os trglicerídeos  para que sejam utilizados em momentos que o corpo necessite de energia.
.
Estas funções (isolamento térmico e reserva energética) fazem parte de "novas" adaptações fisiológicas  adquiridas durante o processo evolutivo .

-Produção de adipocinas :as adipocinas são substâncis produzidas pelo tecido gorduroso e possuem funções metabólicas,endócrinas e imunológicas.Um exemplo de adipocina é a leptina.A leptina está associada ao controle da saciedade pelo hipotálamo.

-Constituinte de membranas celulares :As membranas celulares são constituidas pelo modelo chamado mosáico fluído ,que apresenta  dupla camada  de lipídios com moléculas de proteínas encaixadas.Os lipídios deste mosaico são os fosfolipídios. As membranas celulares apresentam importante papel nas trocas de substâncias dos meios intracelular e extracelular.

-Precursor de componentes pró inflamatórios :o óleo poliinsaturado omega 6 dá origem a formação do ácido araquidônico que é um fosfolípidio que modula a resposta inflamatória no organismo.

-Síntese de hormônios esteroides :os hormônios esteróides são formados por colesterol.Fazem parte destes hormônios o cortisol, a aldosterona, a testosterona e o estradiol.

-Síntese de vitamina D : o colesterol atua na síntese de vitamina D endógena .

-Formação da  bile:a bile é formada por colesterol e tem importante papel na digestão e absorção dos lipídios .

Como vimos,os lipídios exercem funções nobres em nosso corpo e por isso seu consumo adequado é importante. A OMS (2003) preconiza a ingestão diária de 15% a 30% de lipídios .

REFERÊNCIAS


MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo. Bioquímica Básica. 7 ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007

WHITNEY,Ellie; ROLFES,Sharon. Nutrição: entendendo os nutrientes,vol1.São Paulo:Cengage Learning,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário