Estes dados revelam um preocupante problema de saúde pública: a obesidade infantil.Doenças associadas ao excesso de peso ,como a diabetes tipo 2 e as dislipídemias,estão se tormando cada vez mais frequentes nessa faixa etária .Estamos vivendo um processo de transição nutricional que é acompanhado por um processo de transição epidemiológica. Hoje ,temos mais crianças obesas e com doenças crônicas não transmissíveis que há anos atrás.
A obesidade infantil está diretamente ligada ao aumento exponencial de "alimentos" industrializdaos,com alto teor energético e baixo valor nutritivo .O acesso a esses produtos é facilitado pois ,em geral,possuem baixo custo.Aliado a isso,temos um apelo agressivo das propagandas ,que estão estratégicamente preparadas para seduzir seu principal alvo:a criança.
O documentário Muito além do peso retrata fielmente como é a relação atual das crianças com os alimentos.Uma realidade em que frutas ,legumes e verduras são "objetos " desconhecidos contrapondo-se com alimentos processados,biscoitos e fast food que tornaram-se a base da alimentação diária.
Vale ver,divulgar ,refletir...
Precisamos mudar este triste cenário !
Nenhum comentário:
Postar um comentário