domingo, 17 de fevereiro de 2013

Obesidade infantil : um problema de saúde pública.

Segundo dados do POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) 2008-2009,33,3% das crianças de 5 a 9 anos estão com excesso de peso.Ainda de acordo com dados do POF,houve um aumento considerável no peso das crianças de 5 a 9 anos nos últimos 34 anos.


Estes dados revelam um preocupante problema de saúde pública: a obesidade infantil.Doenças associadas ao excesso de peso ,como a diabetes tipo 2  e as dislipídemias,estão se tormando cada vez mais frequentes nessa faixa etária .Estamos vivendo um processo de transição nutricional que é acompanhado por um processo de transição epidemiológica. Hoje ,temos mais crianças obesas e com doenças crônicas não transmissíveis que há anos atrás.
    
A obesidade infantil está diretamente ligada  ao aumento exponencial de "alimentos" industrializdaos,com alto teor energético e baixo valor nutritivo .O acesso a esses produtos é facilitado pois ,em geral,possuem baixo custo.Aliado a isso,temos um apelo agressivo das propagandas ,que estão estratégicamente preparadas para seduzir seu principal alvo:a criança.

O documentário Muito além do peso retrata  fielmente como é a relação atual das crianças com os alimentos.Uma realidade em que  frutas ,legumes e verduras são "objetos " desconhecidos contrapondo-se com alimentos processados,biscoitos e fast food que tornaram-se a base da alimentação diária.

Vale ver,divulgar ,refletir...
Precisamos mudar este triste cenário !


Nenhum comentário:

Postar um comentário