sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lipídios:quem são eles?

Não é raro ocorrer uma certa confusão quando se fala em lipídios.
O que são,como são classificados,para que servem ,onde são encontrados,são algumas das dúvidas mais comuns deste assunto.Neste post ,vamos " emulsificar " estas e outras dúvidas sobre os tão temidos LIPÍDIOS.

Químicamente falando, os lipídios são uma família de compostos formada pelos
triglicerídeos,fosfolipíeos e esteróis.Os lipídios (apolar ) tem como carecterística principal a insolubilidade em água (polar) .
Hoje ,vamos falar específicamente dos triglicerídeos e,posteriormente,falaremos dos outros.

Os triglicerídeos são formados por três moléculas de ácido graxo e uma molécula de glicerol.
Podemos falar que os triglicerídeos são pacotinhos de ácidos graxos prontos para serem armazenados pelo corpo.Estes pacotinhos são  estocados em células chamadas adipócitos. Os adipócitos formam a hipoderme,tecido subcutâneo que tem como funções principais  o isolamento térmico (importante para manter a homeotermia) e a reserva  energética para momentos de déficit de energia.

Falando em energia,um grama de lipídio fornece 9 Kcal,esta energia está contida nas moléculas de ATP  e é liberada durante um processo metabólico chamado beta-oxidação  que ocorre no interior da mitocôndria.Para que ocorra a beta oxidação ,primeiramente,é necessário que os triglicerídeos sejam hidrolizados liberando assim as moléculas de ácidos graxos .Os  ácidos graxos são transportados pela corrente sanguínea com o auxílio da albumina e levados até as células musculares aonde serão  oxidados.

Porém,nem todos triglicerídeos são iguais.O que diferencia os triglicerídeos entre si são os diferentes tipos de ácidos graxos.

Ácido graxo é um  composto orgânico (formado por átomos de carbono) e é classificdo de acordo com o grau de insaturação e o comprimento da cadeia de carbono.Estas classificações são 
importantes sob o ponto de vista da nutrição e, por isso ,vamos entendê-las melhor:

- comprimento da cadeia de carbono:existem ácidos graxos de cadeia curta (até 6 carbonos),média ( de 6 a 10 carbonos) e longa ( de 12 a 24 carbonos);
-grau de insaturação : está relacionado com o número de duplas ligações que os carbonos fazem entre si.Existem os ácidos graxos monoinsaturados,com uma uma única ligação dupla  (azeite de oliva e óleo de canola);poliinsaturados ,com  duas ou mais ligações duplas (ômegas 3 e 6);e os ácidos graxos saturados,que não possuem duplas ligações entre os carbonos (gorduras ).

O grau de insaturação está relacionado com a firmeza do ácido graxo em temperatura ambiente.Os óleos vegetais insaturados , de maneira geral,são líquidos em temperatura ambiente e as gorduras animais saturadas são sólidas à temperatura ambiente.Mas ,alguns óleos  vegetais como o óleo de palma e o óleo de coco são saturados .Eles são mais densos que a maioria dos óleos insaturados porém são menos densos que as gorduras saturadas .

Em síntese,os ácidos graxos são classificados  como saturados ou  insaturados e como curtos,médios e longos.Formam compostos chamados triglicerídeos e estes ,por sua vez,são armazenados nos adipócitos para gerar uma reserva energética .

Entretanto, como havia dito,os lipídios são formados por  mais dois grupos ,os fosfolipídeos e os
esteróis .Estes compostos também possuem funções importantes em nosso corpo e serão os assuntos dos nossos  próximos posts.

REFERÊNCIAS

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo. Bioquímica Básica. 7 ed . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007 

CAMPBELL,Mary K. Bioquímica metabólica.vol 3,São Paulo:Thomson,2008

WHITNEY,Ellie; ROLFES,Sharon. Nutrição: entendendo os nutrientes,vol1.São Paulo:Cengage Learning,2008.














Nenhum comentário:

Postar um comentário